Desafio de 180 km de Bike na Via Amiga - ( Floripa )
Compartilhe
Via Amiga do Ciclista, o melhor lugar para andar de bike!
Se você ama pedalar, mas não sabe como nem onde treinar a sua prática, você está no lugar certo. Conheça essa dica marota para os que vivem em Florianópolis e região!
Ciclista: Eduardo Paiva - Specialized Shiv S-Works
Já ouviu falar da Via Amiga do Ciclista? Esta é uma iniciativa que tem o objetivo de incentivar os grupos de ciclistas de Florianópolis, assim como favorecer a prática esportiva e o aumento da qualidade de vida dos cidadãos da ilha. O evento ocorre todos os domingos de manhã, das 6h às 11h, na Av. Beira-Mar Norte que é interditada especialmente para o treino de ciclistas e lazer da população.
O espaço exclusivo para treinos é realizado na pista central da Beira Mar Norte, desde a Praça Celso Ramos até o TiTri. E as demais atividades (passeio ciclístico, patinação, skate, corrida a pé, entre outros) funcionaram no mesmo horário, também na pista central da Beira Mar Norte, desde o cruzamento com a Avenida Mauro Ramos até o cruzamento com a Rua Arno Hoeschel.
Para que você possa entender melhor sobre essa nobre iniciativa, convidamos o Neilor, advogado e idealizador da Via Amiga para nos contar mais sobre como o projeto se iniciou e os resultados que vem trazendo para os moradores da ilha. Confira!
LIFE CYCLE. Por que se decidiu criar a Via Amiga?
NEILOR. A VIA AMIGA DO CICLISTA surgiu por necessidade.
Florianópolis, além de ser a capital de estado brasileira na qual mais se pratica esportes ao ar livre, tem uma das maiores concentrações de ciclistas e triatletas do Brasil, não só locais, mas também de outras regiões do país e mesmo estrangeiros.
Isso ocorre porque as condições climáticas, geográficas e marítimas a região, bem como a presença de uma dezena de assessorias esportivas especializadas de altíssimo nível, formam o pacote ideal de atrativos para treinamento e realização de provas, como é o caso da única etapa brasileira do IronMan classificatória para a prova de Kona, no Havaí, a “copa” do mundo do triathlon, bem como das provas e treinamento de ciclismo.
A par disso tudo, procuramos sempre um local com mais segurança e que não precise disputar espaço com os carros, caminhões, ônibus, enfim... Sempre tentando evitar possiveis acidentes.
Diante de tal quadro os praticantes de ciclismo resolveram defender a criação de um espaço seguro para treinamento, o que acabou acontecendo com a inauguração da VIA AMIGA em 7 de Maio de 2017, com o apoio da comunidade ciclística em geral (ciclistas, triatletas, lojistas, assessorias esportivas), da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (@acif.floripa) e, sobremaneira, da Prefeitura Municipal de Florianópolis (@prefeituradeflorianopolis) e da Guarda Municipal de Florianópolis (@gmflorianopolis), que adotaram o projeto e garantem o seu funcionamento.
Resultado: após a criação da VIA AMIGA não foram registrados acidentes graves de ciclistas em treinamento nos finais de semana em Florianópolis, o que comprova o acerto da iniciativa, que agora é modelo para outras cidades do Brasil que estão adotando a idéia e criando projetos semelhantes.
Ciclista: Rubem Mastélla - Specialized Tarmac S-Works SL6
LIFE CYCLE. Como a população tem reagido à iniciativa?
NEILOR. Da melhor maneira possível, o que é visível no aumento significativo dos usuários da VIA AMIGA para treinamento. Aliás, o número de participantes cresceu e diversificou-se tanto que exigiu a ampliação do projeto, com a criação da RUA DO LAZER. Enquanto a VIA AMIGA DO CICLISTA é um espaço exclusivo para o para treinos de ciclismo de intensidade, a RUA DO LAZER destina espaço seguro para as demais atividades (passeio ciclístico, patinação, skate, corrida a pé, etc.)
Essa evolução do projeto VIA AMIGA - RUA DO LAZER exigiu adaptações que minimizam o impacto no trânsito de veículos e ampliaram os espaços seguros para a prática de esportes e lazer. Atualmente a VIA AMIGA DO CICLISTA funciona na pista central da Beira Mar Norte, indo da Praça Celso Ramos até o Terminal de Integração da Trindade (TITRI), enquanto que a RUA DO LAZER vai do cruzamento da pista central da Beira Mar Norte com a Avenida Mauro Ramos até o cruzamento com a Rua Arno Hoeschel.
Ciclista: André Guerra - Specialized Tarmac Expert SL7
LIFE CYCLE. Quais resultados a Via Amiga tem conquistado até agora?
NEILOR. A redução dos acidentes e do número de mortes e de mutilados em acidentes envolvendo ciclistas em treinamento é o melhor resultado, mas com certeza a adesão das pessoas à prática de esportes e lazer é consequência que merece destaque, pois refletirá no futuro da qualidade de vida e saúde das gerações futuras, reforçando essa vocação de Florianópolis.
Isso já pode ser observado com a presença de campeões adultos e mirins que têm na VIA AMIGA o único local seguro para treino de ciclismo, assim como de crianças que estão descobrindo o mundo dos esportes na RUA DO LAZER, seja em iniciais e inocentes passeios ciclísticos, seja no skate, nos patins ou outras atividades.
Não é possível mencionar todos os nomes e atividades, mas frequentam a VIA AMIGA DO CICLISTA e a RUA DO LAZER diversos campeões brasileiros de ciclismo, de triathlon e de patinação, em exemplo único no Brasil.
Ciclista: Eduardo Paiva - Specialized Shiv S-Works
Claro que a Life Cycle não poderia ficar de fora!
Com o intuito de fomentar o cenário do ciclismo na capital, em parceria com a Via Amiga, a Life Cycle Floripa criou o Desafio 180k NA VAC, que ocorreu dia 31/07, com largada às 6h da manhã, em frente ao TITRI. Esta foi, sem dúvida, uma boa oportunidade para os apaixonados por ciclismo aproveitarem experiências únicas. Um espaço descontraído para vivenciar o mundo das bikes com amadores e profissionais na área.
Fique atento no pelotão!
Se você é iniciante, é importante lembrar que, nos treinos de ciclismo em grupo, o pelotão segue (na maior parte das vezes) por estradas, que podem ser compartilhadas com outros veículos ou não, podendo assim aumentar o risco da pedalada. Além disso, é de grande necessidade aderir algumas regras para manter o bom fluxo do treino, a sua segurança e dos membros do pelotão.
Ciclista: André Guerra - Specialized Tarmac Expert SL7
Confira agora algumas das orientações básicas para pedalar com seus companheiros de roda!
E se você quiser saber mais, acesse o post em nosso blog que aborda esse tema, clicando aqui.
✔ Dica 1: Fique atento aos sinais do líder do pelotão (aquele que vai à frente do grupo)
✔ Dica 2: Mãos SEMPRE no freio;
✔ Dica 3: Nunca manter o olhar fixo na roda, isso pode causar acidentes por distração;
✔ Dica 4: Mantenha uma distância segura do seu parceiro de pedal;
✔ Dica 5: Nunca cruze as suas rodas com as do seu parceiro da frente;
✔ Dica 6: Evite ao máximo olhar para trás;
✔ Dica 7: Mantenha o ritmo no pelotão proposto para o treinamento.
Agora que você já sabe tudo sobre como se comportar no pelotão, é só vir conosco aproveitar esse evento sensacional em parceria com a Via Amiga do Ciclista. Estamos ansiosos esperando por vocês!
Siga-nos no Instagram e no Facebook pelo @lifecyclefloripa, e fique por dentro do mundo do ciclismo e conheça nossos serviços exclusivos no site da Life, clicando aqui